Relacionamentos tóxicos podem ser viciantes?

Já ouviu falar, ou conhece a sensação de atravessar um relacionamento repleto de altos e baixos, e quando se encontra em um relacionamento saudável sente-se entendiada (o)? Uma das respostas traumáticas do relacionamento tóxico pode causar isso nas pessoas…

🎢 O relacionamento efeito montanha russa pode contribuir para desencadear o efeito da intermitência (com perdas e ganhos). Carregar a crença de que tudo voltará a ser perfeito (como no início), gera a esperança de que a fase ruim vai passar.

A recompensa imprevisível, aleatória e intermitente pode desencadear no cérebro as mesmas conexões que ocorrem no uso de drogas como: tabaco, heroína, cocaína, etc… Quem sofre com isso se empenha cada vez mais para manter este relacionamento e voltar à fase de “lua de mel”, na qual obterá mais dopamina. É um vício, e os circuitos que são ativados no cérebro são os mesmos.

🌸 Um dos caminhos para driblar ou até mesmo sair desta dinâmica é buscar por ajuda psicológica, para entender a raiz do apego a um relacionamento tóxico, podendo inclusive, evitar a repetição de padrões.

🌸Retomar e (re)construir as suas referências de vínculo seguro, amor e afeto, também podem favorecer para que reconheça que quanto maior a sua liberdade para ser quem você é, maior será o seu senso de coerência interna e de segurança para estabelecer relações cada vez mais autênticas e saudáveis!

🌸 Autoconhecimento é libertador para nos proteger de entrar, e nos auxiliar a sair daquilo que nos afasta de SER quem somos.

Faz sentido para você? 🍃

Rolar para cima