Como a ANSIEDADE POR AGRADAR está te impedindo de construir relações saudáveis?

• Você sente dificuldades para dizer não?
• Se justifica ou se desculpa demais aos outros?
• Negligencia as próprias necessidades, e compromete os seus recursos de tempo, emocional, e até mesmo financeiro para não se indispor com as pessoas, ou para se sentir aceito?
• Sente dificuldades para estabelecer limites saudáveis nas suas relações pessoais, amorosas e profissionais?
• Tem postura passivo agressiva diante de situações que te atravessam?
• Sente medo, culpa, ou vergonha de magoar as pessoas que ama?

Se você respondeu sim a grande parte das perguntas, este artigo é para você.

Geralmente a resposta em agradar vem acompanhada da necessidade de controlar a percepção do outro a nosso respeito. E por que fazemos isso, Débora? Pela busca de segurança. O vínculo é a primeira necessidade humana, e por vezes, a forma de manter este vínculo e pertencer, é agradando.

Ser generosa, simpática e altruísta não é sobre se violar. Se você está 100% disponível para tudo e todos, provavelmente está se abandonando em algum aspecto, e logo, abandonando a sua autenticidade. Relações saudáveis se constrói com limites saudáveis.

Não haverá relações saudáveis, sem o acolhimento das próprias necessidades, da própria congruência. A gente só entrega pro mundo aquilo que a gente tem de sobra pra gente.

É importante que você se autorize compreender que você não precisa se sentir amada ou validada somente quando está na posição de servir ou atender as expectativas de alguém. Sair deste padrão de agradar é sobre fazer escolhas, e eu espero que você escolha sobretudo se acolher e se cuidar.

Rolar para cima